Você era daqueles que chegava da escola e passava o resto do dia vendo desenhos animados? Então, hoje, o Qual é a das quintas? fala para você. Algumas eternas crianças falam sobre seus desenhos favoritos na primeira publicação do Especial Mês da Criança.
Muitos foram os desenhos que marcaram a garotada. E, como nossas eternas crianças adoram relembrar a infância, não poderia faltar falar dos desenhos. Tom & Jerry, Os Flintstones, Scooby Doo, Corrida Maluca (Hanna Barbera está em alta… vamos falar mais sobre daqui a pouco), os desenhos da turma do Mickey Mouse, Looney Tunes, Pica-pau, Pink e o Cérebro… são muitos! “Sempre tem um que vai fazer parte da sua vida” (comenta Thalles de Araujo sobre sua relação com os desenhos que assistia quando criança).
O mundo mágico Hanna Barbera começou quando Joseph Barbera e William Hanna fundaram a HB Productions, em 1957. Eles começaram a desenvolver desenhos que encantaram gerações pelo humor e simplicidade. Nos anos 90, a marca HB se transformou no que conhecemos hoje como Cartoon Network Studios, e como não lembrar de A Vaca e o Frango, O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo? Quantos mais?
É comum ouvir as eternas crianças falando que almoçavam assistindo Liga da Justiça, Super-Choque, X-Men Evolution antes ou depois de irem para a escola. Para alguns, sempre foi uma paixão os desenhos de heróis. As Meninas Superpoderosas, Jovens Titãs… e muitos outros. “Eu chegava da escola, descansava, fazia o dever de casa, brincava e ia ver desenho. Quando não tinha dever de casa, ia ver desenho” (conta Hugo Raphael sobre o hábito da infância).
“Eu fazia uma programação” (diz Guilherme Lucas, que passava a tarde inteira vendo desenhos). Entre os muito citados estão Hey Arnold, Rocket Power, Os Padrinhos Mágicos… Não podemos esquecer também dos animes, como Pokémon, Digimon, Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco, Inuyasha… foi aí que começou a paixão de muitos pelas animações japonesas e criou-se uma legião de fãs.
Os anos foram passando e outras gerações de desenhos surgiram. “A gente espera dos desenhos que vêm aí que sejam uma nova safra pra marcar a vida de mais gerações. E têm sido, pelo menos alguns, como Hora de Aventura, O Incrível Mundo de Gumball, Apenas um show, Phineas e Ferb…” (Thalles sugere que as crianças de hoje poderão comentar sobre esses desenhos quando ficarem mais velhas).
Hoje, as eternas crianças, infelizmente, não têm mais muito tempo para assistir a desenhos. Mas sempre que podem, assistem desenhos como Os Simpsons (cita Hugo). Muitos desenhos foram tirados do ar porque alegaram que eles eram politicamente incorretos, o que causa controvérsias. Alguns desenhos voltaram a ser transmitidos em diversos canais, muitos de tevê fechada, o que leva nossas eternas crianças a se deliciarem e darem boas risadas. E você? Consegue eleger seus desenhos favoritos ou é como nossas esternas crianças que enumeram muitos, mas são incapazes de eleger o melhor?