O Cinema é a minha escola

Desde que foi inventado, em 1895, pelo irmãos Lumière, o cinema funciona como reflexo da História e das sociedades. Eventos históricos, como guerras e o desenvolvimento tecnológico foram temas recorrentes ao longo dos anos nos filmes. O cinema revolucionou a forma como as pessoas se divertiam e aprendiam sobre a própria sociedade. É possível dizer que um filme bem feito e que se preocupe em ser o mais fiel possível fascina as pessoas em busca da História, além de diverti-las.

O cinema vai além de uma sequência de imagens e sons. Os filmes mexem com o sentido das pessoas, suas emoções e a forma como elas pensam. O espectador se insere na trama e é capaz de rir e chorar nas mais diversas situações. Todo filme tem um contexto e, muitas vezes, aquele romance ou aquela aventura vêm repletos de ricos detalhes históricos.

Filmes de heróis, principalmente, trazem como plano de fundo a era da mitologia. As muitas versões de Hércules, por exemplo, ou Fúria de Titãs, A Múmia e até os filmes mais recentes, como Percy Jackson e o Ladrão de Raios e Uma Noite no Museu. Alguns desses filmes, porém, recebem muitas críticas pela sua infidelidade à História.

Alguns filmes nos incentivam a pesquisar. Tanto nos fascinam que logo estamos com as mãos folheando livros ou à frente do computador querendo saber quem foi Cleópatra, por exemplo.

Os filmes infantis levam as crianças para além da fantasia. Através de muitos desenhos as crianças já desenvolvem seu relacionamento com a História de forma divertida e apropriada para elas.

Há filmes que misturam História com o mundo real e os próprios personagens são aqueles que mudam a História.

Ao ver um filme, sabemos que pode haver muito mais que diversão. Seja para se divertir ou para estudar, o cinema é fundamental, hoje, para o aprendizado e para as relações do ser humano com o mundo em que vive.

Obs.: Esse vídeo foi feito para um trabalho da disciplina de Técnicas de Reportagem no curso de Jornalismo. Foi meu primeiro vídeo, então, considerem rs’

Deixe um comentário