Vingadores: Era de Ultron deixou, mais uma vez, algumas ideias piscando como as casas no natal em nossas cabeças. Estamos assim tão longe de uma tecnologia tão avançada quanto a de Tony Stark?
Aparentemente, não temos uma resposta exata para essa pergunta. Desculpa estragar seus sonhos. Tem muita gente, aliás, trabalhando para que isso seja possível. Inteligência artificial, hologramas… Ah e o que dizer de todo o aparato tecnológico dos superdotados X-Men, que faz o mesmo efeito que uma dinamite pangaláctica faria?
O próprio Walt Disney já tinha sonhado com coisas assim – muito tempo antes de o universo Marvel ser incorporado à sua empresa. Mas o parque que ele sonhou, a Walt Disney World passou a ser esse desafio tecnológico que é um misto do Walt com o Howard Stark. A prova disso é o filme que será lançado em breve, Tomorrowland. Em tradução literal: “terra do amanhã”.
E o que dizer de tecnologias que pensamos estar no futuro e, na verdade, estão no passado? Sabres de luz, carros voadores, robôs inteligentes como humanos… Parece coisa de outro planeta. E são. A ideia de que no futuro as pessoas vão dirigir carros voadores também está presente em De volta para o futuro. Aliás, a prancha voadora que o Marty usou no segundo filme está saindo do sonho e virando realidade.
Ah e eu não posso deixar de falar de ninguém mais, ninguém menos que o Batman. O Batman é um cara bem rico. Só não tanto quanto o Stark. O fato de ele não ter os poderes que os demais heróis da Liga não o deixou por baixo. Ele usou o poder do seu “império” para desenvolver e adquirir a tecnologia e os objetos necessários para suas empreitadas.
Agora, há pessoas que, por mais que estejam próximas à tecnologia, não se adaptam a ela. Ter um robô ao alcance das mãos, que fornece informações e entretenimento imediatos, parece coisa de outro mundo. Ainda assim, está ali e muitos preferem não se acostumar com isso.
O que nos resta é sonhar. Sonhar e esperar que o que mais nos encanta nos filmes esteja próximo de se tornar realidade.
Aline Gomes
Conheça nossa página no Facebook: facebook.com/qualeadasquintas


